Blitz Cultural

Tempos Contemporâneos

imagesUm dos maiores clássicos de todos os tempos é o filme Tempos Modernos, estrelado, dirigido e produzido por Charles Chaplin, em 1936, mas com uma temática que se mantém atual: as condições de trabalho nas fábricas e indústrias.

No longa, o tradicional personagem do cineasta britânico, o “Vagabundo”, deve achar uma maneira de sobreviver em um mundo extremamente modernizado, no qual o valor dos seres humanos é calculado única e exclusivamente pelo seu trabalho. E, como tradicional de Chaplin, o filme é recheado de críticas satíricas, trazendo ao filme um humor inteligente, porém acessível.

Uma das críticas feitas pelo filme é à mecanização e alienação do trabalho. Devido à incorporação das máquinas nos meios de produção, os trabalhadores humanos passaram a ter funções muito específicas e desconhecer a dos companheiros, apesar de dependerem diretamente uma da outra. Um exemplo disse está na cena a seguir:

Dessa forma, Tempos Modernos consegue ser, ao mesmo tempo, comédia e drama, já que traz de forma cômica suas críticas ao capitalismo industrial e mecanização do trabalho trazidos pela Revolução Industrial. Um filme brilhante e indispensável para apaixonados por cinema, cultura, sociologia e humor. Para ver o filme completo, clique aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on February 11, 2013 by .

Navigation

%d bloggers like this: