Blitz Cultural

TRISTEZA GENERALIZADA POR CHORÃO


Image

Quem nasceu na metade da década de 1980 até a de 1990, hoje se encontra em luto musical. Alexandre Magno Abrão, nome de batismo de Chorão, do Charlie Brown Jr., foi encontrado desacordado em seu apartamento pelo motorista, que acionou a  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quando chegou lá, a unidade de resgate

Charlie Brown Jr em sua formação original, Chorão, Champignon, Marcão, Pelado e Thiago

Charlie Brown Jr em sua formação original, Chorão, Champignon, Marcão, Pelado e Thiago

constatou que o cantor já estava morto e, às 5h18 min a Polícia Militar recebeu o chamado para verificar a morte.

Mesmo quem não se diz um grande fã do artista ou não acompanhou assiduamente sua carreira não pode negar a sua importância para o cenário musical, desde o auge de sua carreira (por volta dos anos 1990) até hoje. Formada em 1992, em Santos, a banda criou um estilo próprio, ao misturar vários ritmos como o hardcore, o reggae, o rap, o skate punk.

Apesar da amizade entre os integrantes, várias brigas aconteciam tanto entre Chorão e os integrantes da banda como com outros músicos. Porém a conciliação definitiva entre os membros do Charlie Brown Jr ficou marcada pela aparição do grupo no programa Altas Horas, no dia 17 de junho do ano passado.

Após mais de 20 anos de banda e sucesso constante, Chorão dizia que o Charlie Brown não era mais um emprego, mas sua vida. Podemos facilmente dizer que deixou uma vasta obra: nove discos de estúdio (além do décimo que já estava pronto), além de dois trabalhos ao vivo, um deles o Acústico MTV, lançado em 2003, honra cedida aos grandes artistas nacionais.

Agora, o último álbum da banda, lançado no ano passado, “Música Popular Caiçara”, é considerado por muitos o responsável por fechar um círculo. Isso, porque marcou o retorno de Champignon e Marcão à banda, além de ser o último gravado por Chorão. Os fãs passaram o dia especulando se a banda continuaria sem o líder, mas devido ao indiscutível  significado do falecimento do único integrante que permaneceu no grupo desde o começo, dificilmente o que restou do Charlie Brown conseguirá manter a força.

Capa do álbum "Música Popular Caiçara - Ao Vivo"

Capa do álbum “Música Popular Caiçara – Ao Vivo”

Apesar do estilo da banda ter sofrido alterações nos últimos anos, manteve fiéis grande parte dos fãs. Enquanto no começo e durante boa parte da carreira o Charlie Brown Jr demonstrava um estilo mais roqueiro, nos lançamentos mais recentes se tornou mais visível uma feição mais puxada para o reggae. Mas sem abandonar a essência característica do grupo, causa provável de terem mantido a admiração dos que acompanharam a banda desde o início. Se estiver um pouco vago na sua cabeça, seguem os hits “Papo Reto”  e “Uma Criança Em Seu Olhar”, inaugural da nova fase.

**********************************************************************************

Vencedor de dois Grammys Latinos, por Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2005 com “Tâmo Aí na Atividade” e em 2010 com “Camisa 10 (Joga Bola Até na Chuva)”, o líder e alma do Charlie Brown Júnior ficará na história da música nacional e no coração da juventude de uma maneira que “só os loucos sabem”. O Santos Futebol Cube, time do coração de Chorão, também homenageou ao cantor.

chorão

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on March 6, 2013 by .
%d bloggers like this: