Blitz Cultural

Happy Birthday to…

Mickeu ao lado de seu criador, Walt Disney, em 1928

Mickeu ao lado de seu criador, Walt Disney, em 1928

O ano em que estamos vivendo, 2013, de acordo com o calendário cristão, é mais do que especial. O camundongo mais amado mundo faz 85 aninhos de criação. O Mickey já sofreu várias atualizações no seu desenho com o passar dos anos, de forma que permaneça na cabeça das crianças (de pessoas de todas as idades) de várias gerações. Criado em 1928, o grande personagem foi responsável por alavancar o sucesso dos estúdios Walt Disney. Apesar de ser um camundongo que não se parece muito com um, Walt Disney declarou, em 1954: “Eu só espero uma coisa: que nunca nos esqueçamos de que ele surgiu de um camundongo.”

Para comemorar o marco histórico, Mickey Mouse ganhará retoques contemporâneos em uma nova série de desenhos curtos a ser lançada em 28 de junho pelo Disney Channel. A série terá 19 episódios de 2 minutos que serão produzidos em 2D, para que homenageiem o criador e os colaboradores que trabalhavam com ele nas décadas de 1920 e 1930.

Atualmente, o camundongo aparece na série “Clube do Mickey”, do Disney Channel, produzida digitalmente, o que facilitou anova atualização no desenho de Mickey Mouse. Primeiramente, ele foi criado para substituir Oswald the Lucky Rabbit, um personagem animado criado pelo Sr. Disney para a Universal Studios. Com o sucesso, Walt Disney pediu um aumento no orçamento, porém sofreu uma redução de 20%. Além disso, o gênio por traz dos Estúdios Disney foi lembrado de que o personagem era da Universal. Então, mesmo sem o apoio da equipe, Walt Disney criou os últimos episódios previstos no contrato e começou do zero o Walt Disney Studios, que teve o Mickey como primeiro personagem.

Novo formato de Mickey Mouse

Novo formato de Mickey Mouse

Para facilitar na hora de animar (já que nos velhos tempos animação era feita a partir da passagem rápida de folhas de papel com desenhos milimetricamente diferentes), o personagem foi desenhado a partir de círculos, o mais simples possível. Além de facilitar na hora de animar o personagem, o design em círculos também ajudou no seu reconhecimento. Mesmo sem as feições faciais, só os três círculos, um grande e dois menores em cima, já são rapidamente associados ao formato da cabeça do Mickey. Objetivo atingido!

Após a consolidação do personagem em seu formato original, porém colorido, a partir da década de 1930, Mickey sofreu na década de 1950 a primeira atualização no formato. O corpo e a cabeça se tornaram mais arredondados e harmoniosos, mas sem alterar as características básicas: os círculos da cabeça e das orelhas, a bermuda vermelha, os sapatos amarelos e as luvas brancas. A segunda geração do camundongo buscou fazer com que ele permanecesse adequado à sua época, mas sem perder a essência do personagem, de forma que o hábito de assistir ao desenho fosse passado de geração para geração.

Mickey como os priminhos conhecem

Mickey como os priminhos conhecem

Nos anos 2000, chegou a hora de mais uma “atualização”. Agora sem grandes alterações no desenho, apenas adaptações ao surgimento de novas tecnologias para a produção de desenhos animados, por exemplo programas de computador, como o pTex, para texturização de imagens. Assim, o Mickey manteve todas as características possíveis, mas passou a ser produzido em 3D.

E agora, para comemorar os 85 anos de sucesso, o personagem Mickey Mouse ganhará retoques contemporâneos. Mickey vai aparecer em cenários modernos e em várias cidades do mundo – Paris, Nova York, Pequim, Veneza e outras. Também vai contracenar com outros personagens da Disney, como Minnie, o Pato Donald e Pateta. Para quem não possui acesso ou vontade para acompanhar a série de dezenove episódios que será lançada no Disney Channel no dia 28 de junho, os novos desenhos também poderão ser vistos no site Disney.com e no aplicativo para celulares Watch Disney Channel.

Algum palpite de como vai ficar o Mickey pós-moderno? Mickey Mouse

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on March 20, 2013 by .
%d bloggers like this: