Blitz Cultural

Impressões Digitais

21_03_livro2E- books, audiolivros, downloads de pdf, resumos e resenhas online. São vários os elementos da era digital que nos fazem questionar a sobrevivência do livro impresso. Assim como os jornais impressos, os livros são alguns dos produtos editoriais que podem passar por reformas estruturais para sobreviverem ao fenômeno online. Assim como a sociedade se viu completamente transformada após a invenção da imprensa, ela passa novamente por uma grande transformação. Enquanto a possibilidade de impressão de livros em larga escala (comparada à quantidade produzida quando os livros eram manuscritos) incentivou a população a aprender a ler, devido à maior disponibilidade de livros, não se sabe o efeito que a digitalização deles causará na sociedade. Incentivará as pessoas a lerem mais? A lerem menos? A UNIVESP TV entrevistou Robert Darnton, historiador da biblioteca de Harvard e historiador da universidade, sobre o assunto.

O que sustenta todas as discussões sobre essa grande polêmica é exatamente isso: a ignorância em relação ao que estar por vir, porque sabemos que o nosso modo de vida passa hoje por uma metamorfose, mas não sabemos onde isso vai dar. Depois de mais de cinco séculos sem grandes transformações no mercado editorial mundial, no final dos anos 2000 teve início esse processo, quando os e-books começaram a ser benéficos ao faturamento das editoras americanas e britânicas que, assim como as demais indústrias, sofriam com a recessão econômica de 2008. A partir de então, os livros digitais deixaram e ser ‘objetos’ alternativos e de difícil acesso para se tornarem um fenômeno mundial. E se expandiu. Novos formatos foram criados, departamentos e modelos de negócios.

“Estamos vivendo uma espécie de revolução, e uma das poucas coisas que se podem dizer com certeza sobre uma revolução é que quando se está no meio
de uma delas, não se tem ideia de onde e quando ela terminará”, diz John B. Thompson (autor de Mercadores de Cultura – O Mercado Editorial no Século XXI), em entrevista para o portal do Estadão. Outra questão em pauta é que os livros se tornarão muito mais acessíveis (financeiramente falando), já que muitos estarão disponíveis para download gratuito. Ainda na entrevista, Thompson defende que as editoras ainda têm muito trabalho na era EBOOKS (1)digital, “nunca foi tão fácil “publicar” no sentido de tornar um conteúdo disponível – basta colocá-lo on-line. Mas “publicar” no sentido de tornar um
livro conhecido do público é hoje mais difícil do que nunca, dado o puro volume de informação disponível. Hoje, as boas editoras são formadoras de mercado em um mundo onde é a atenção e não o conteúdo que anda escasso.”

Por outro lado, corre uma dúvida sobre se o excesso de livros, assim como o acesso a eles, causará um decaimento na qualidade dos textos. Pois o mercado editorial online precisará ser constantemente alimentado para se manter, assim como todas as ferramentas virtuais. Os livros, uma vez publicados, poderão não ser mais lançamentos em questão de minutos. Caso essa possibilidade se concretize, os publicadores não poderão ser muito exigentes em relação à complexidade e ‘categoria’ dos textos. Sob esse aspecto, pode não ser tão benéfico à literatura a consolidação de grandes bibliotecas e livrarias online.

Agora, além dos argumentos de autoridade e aspas de grandes pensadores sobre o assunto, muitos leitores, por exemplo este que lhes escreve, acredita que os livros impressos não correm o menor risco de chegarem ao fim. Um dos motivos para isso é que a tela do computador se torna cansativa para muito tempo corrido de leitura, além de não permitir o conforto de deitar no sofá para ler.

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This entry was posted on March 29, 2013 by .
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